Especialista mostra importância de indicadores na administração de cartórios extrajudiciais

Apesar do vasto conhecimento em Direito, cerca de 60% a 80% dos trabalhos desenvolvidos por titulares dos cartórios são de natureza administrativa e parte dessas instituições ainda possuem um largo desafio na profissionalização da gestão, foi o que constatou a administradora Talita Caldas através de pesquisa realizada em 2016/2017 na pós-graduação da USP.

Foi baseado nesse tema que ela proferiu palestra intitulada “A importância de administrar cartórios com indicadores” durante o 16º Encontro Nacional de Tabeliães de Protesto de Títulos e Documentos de Dívida, ocorrido entre os últimos dias 19 a 21, no Centro de Convenções do Sheraton Hotel, em Cabo de Santo Gostinho (PE).

Atualização administrativa

“Monitorar por indicadores é uma forma prática e assertiva para melhorar a gestão dos cartórios, pois o indicador aponta se o cartório está ou não atingindo seu objetivo planejado”. Contudo, para isso é importante que os titulares se vejam como empresários e utilizem métodos há décadas desenvolvidos pelos Administrados, sem ficar tanto na prática da tentativa e erro”, afirmou.

Talita lembrou que o “mercado atual exige dinamismo e que muitos cartórios ainda necessitam se reestruturar, investir em tecnologia e padronização de procedimentos.

A palestrante finalizou exemplificando alguns cartórios, principalmente os que se preocupam com certificações da qualidade – PQTA, NBR 15906 e ISO 9001 – e já desenvolvem um bom trabalho no âmbito administrativo.

Sobre Talita Caldas

Talita Caldas é formada em Administração de Empresas, com pós-graduação em Marketing pela ESPM, e Gestão Estratégica pela USP. É ainda sócia fundadora da TAC7 – Desenvolvimento Gerencial de Cartórios – empresa que oferece treinamento, palestras e pesquisas. Autora de livro inédito sobre as principais demandas administrativas dos titulares, intitulado “A Importância de Administrar Cartórios com Indicadores” e co-autora da obra “Finanças para Cartórios”.

Ascom – IETPB-PB

Golpe para “quitação” de dívidas

FRAUDE. Falsificação de documentos leva vítimas a fazerem depósitos bancários

Falsas intimações de protesto extrajudiciais estão sendo utilizadas para lesar pessoas inadimplentes junto a credores. O golpe consiste no levantamento, por parte dos falsários, das informações do credor e devedor, quanto aos dados pessoais e valor da dívida e geram um instrumento denominado de “protesto”. O falso documento para ser verdadeiro pois é confeccionado em papel timbrado com logomarca do cartório, brasão do Tribunal de Justiça da Paraíba e ainda selo da República Federativa do Brasil. “O valor da dívida e o número da conta bancária também estão inseridos ou anexados na suposta certidão de cobrança”, alerta o presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Estado da Paraíba, Germano Toscano de Brito.

Segundo ele, os falsos documentos são endereçados aos devedores através de e-mail, redes sociais, aplicativos de smartphone ou até mesmo pelos Correios e devido às suas características convincentes, muitos destinatários os consideram originais e caem na armadilha, pagando os valores através de depósitos nas contas bancárias indicadas ou através de transferências.

O Instituto de Estudos de Protesto alerta ainda que o termo “instrumento de protesto” é utilizado apenas quando o protesto já foi lavrado e que a forma correta utilizada pelos cartórios para entrega de tais intimações é por meio postal ou por entregador contratado, sem que ocorra qualquer comunicação por telefone ou redes sociais com a pessoa inadimplente.

“Só os cartórios de protesto dão a segurança jurídica na cobrança de títulos”

“Só os cartórios de protesto dão a segurança jurídica na cobrança de títulos”,
destaca Léo Almada
O presidente do Instituto de Estudo de Protesto de Títulos do Brasil, Léo Barros
Almada, voltou a lembrar que só o trabalho realizado pelos cartórios de protesto garante
a segurança jurídica nas cobranças dos títulos de protesto e nesse sentido, valorizou a
recente criação – pelo IEPTB/BR – da Central de Remessa de Arquivo (CRA).
“Através dessa nova conquista tecnológica, que é a CRA Nacional, conseguimos reunir
todos os títulos de protesto de todo o País em um só lugar, o que mais uma vez agiliza e
centraliza todos os processos de títulos, vindos de todos os bancos do país,
centralizando e fazendo um único tipo de serviço, sem precisar que a sociedade se
adapte ao fazer de cada Estado. A Central remete esses dados para todos os Institutos de
Protesto dos estados que, por sua vez, os encaminham aos tabeliães dos municípios”
afirmou.
Ele lamentou o fato de algumas empresas particulares estarem tentando interferir e já
interferindo nestes serviços e destacou a certeza de que os cartórios de protesto
desempenham essa função com destreza e de acordo com a lei. “Só os cartórios de
protesto dão a segurança jurídica necessária, o que faz as Instituições prevalecerem”.
Fazendo história
Este ano, o IEPTP/BR completa 30 anos – foi criado no dia 5 de outubro de 1988,
mesma data da promulgação da Constituição Brasileira. “É um prazer termos chegado
até aqui e, claro, eu não poderia deixar de reconhecer que o esforço não é só meu, mas
dos vários colegas que ajudaram e ainda ajudam a construir o sucesso dessa Instituição”,
ressaltou Léo Almada.
O momento histórico e de reconhecimento foi lembrado através de vídeo exibido na
abertura da 16ª Convergência – Encontro Nacional de Tabeliães de Protesto de Títulos e
Documento de Dívida, ocorrida no dia 19 de setembro, no Centro de Convenções do
Sheraton Hotel, em Cabo de Santo Agostinho (PE).
Ao longo destes anos, o encontro tem fortalecido e uniformizado os procedimentos de
atuação, fundamentais para consolidar os avanços que vêm sendo conquistados. Em
2019, a 17ª Convergência será realizada no estado do Rio Grande do Sul.
Serviço com mais qualidade
“A cada ano realizamos a Convergência em um estado diferente e esperamos que
continue assim, para que representantes de todos os estados participem deste grande
encontro e com isso, possamos garantir à sociedade um serviço cada vez mais
qualificado”, concluiu Léo.

Pernambuco sedia Encontro Nacional de Tabeliães de Protesto de Títulos e Documentos

Tabeliães de protesto de títulos e documentos de todo o País estão reunidos desde ontem em torno da 16ª Encontro Convergência 2018, que acontece até amanhã no Centro de Convenções do Hotel Sheraton, em Cabo de Santo Agostinho (PE). “É para nós um grande orgulho sediar esse evento, coincidentemente, no transcurso dos 30 e 15 anos de criação, respectivamente, do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil e da Seção Pernambuco”, afirmou a presidente do IEPTB-PE, Isabella Falângola.
Na solenidade de abertura, ela lembrou que, como o próprio nome diz, o objetivo principal é convergir em direção a um ideal comum, que passa, por exemplo, pela uniformização de procedimentos da necessidade de uniformização de procedimentos, já que há 27 estados com legislações distintas, o que, querendo ou não, dificulta até para o credor que está encaminhando o protesto de título para a Paraíba ou Pernambuco, porque ele não entende que existem essas diferenças. “Precisamos padronizar os procedimentos para que cada vez mais possamos prestar melhores serviços para as pessoas”, defendeu.
Valorização cultural
A recepção aos participantes se deu com o que há de mais genuíno na cultura pernambucana, através dos tradicionais bonecos de Olinda, telas em xilogravura, uma execução do hino nacional interpretada pelo sanfoneiro Damião Mota e troféu produzido pelo artista plástico pernambucano Erron Ramos, entregue como forma de homenagem e reconhecimento a boas práticas emanadas de vários estados.
Nesse contexto, foram contemplados os estados do Mato Grosso, por ter alcançado a postecipação de todos os emolumentos; o, Paraná, pelo atingimento do menor índice de reclamação e resposta rápida e São Paulo, pela captação através da CRA, de empresas que nunca protestaram antes e encaminharam títulos para todo o Brasil. Também foi exibido um vídeo documentário sobre a criação do IEPTB-BR, que teve no atual presidente Léo Almada seu precursor, de forma visionária.
Sobre o Convergência
Segundo o presidente do IEPTB-PB e vice-presidente da Anoreg-BR, tabelião Germano Toscano de Brito, o Convergência surgiu por solicitação do presidente Leo Almada,, logo após a instituição do Instituto de Protesto de Títulos do Brasil. “Não tínhamos um encontro e ele sugeriu que que víssemos como criar um encontro de caráter nacional. Imaginamos esse nome baseado na Lei 04/92, que é a lei nacional que regulamenta a atividade do Instituto Jurídico de Protesto do Brasil e assim fizemos tendo sido a Paraíba o estado pioneiro a realizá-lo”, historiou.
Ele atribuiu a criação do prêmio entregue na ocasião, denominado Convergência Toscano de Brito à generosidade à diretoria do Instituto nacional, instituído em Cuiabá, para homenagear os colegas e autoridades que se destacam dentro desse universo que é o IETPB. “Cada estado cria o seu, não há um padrão e é essa dinâmica que faz com que seja materializado todos os anos, de forma diferente, os sentimentos de gratidão e reconhecimento.
Além dele próprio, receberam o troféu os tabeliães Léo Almada, Cláudio Marçal, André Gomes, Celso Belmiro, Yonara Gaioso, Leandro Correa e João Noberto França Gomes

Crédito fotos : Werig Silva

Uniformização de procedimentos será proposta por Institutos de Protesto de Títulos do NE em Encontro Nacional

Uniformização de procedimentos será proposta por Institutos de Protesto de Títulos do NE em Encontro Nacional

O secretário-geral do Instituto de Protesto de Títulos do Brasil, Seção Paraíba (IEPTB-PB), Vinícius Toscano de Brito considerou dos mais proveitosos o I Encontro de Gestores dos Institutos de Protesto do Nordeste, realizado ontem de forma pioneira no auditório do Hotel Manaíra, no bairro do mesmo nome, em João Pessoa (PB) sobre os temas Gestão, Planejamento Estratégico e Inovação.
Segundo Vinícius, o Encontro teve como pioneirismo dentro do contexto dos Institutos de Protesto, reunir os gestores das Centrais de Remessa de Arquivo do NE, para discutir os problemas e questões ligadas às gestões dessas CRA´s e principalmente buscar soluções e uniformizações nos procedimentos, tanto junto à Central Nacional, bem como junto aos clientes, credores dos títulos.
Resultado positivo
“O resultado, portanto, foi muito positivo, já que foram criados métodos para melhorar o fluxo dos documentos, da gestão e do recebimento, tudo isso em benefício do cliente, que poderá usar o Instituto Estadual de sua localização para protestar títulos de seus devedores em qualquer outro Estado. Todas essas iniciativas dos Institutos NE serão levadas para o Encontro Convergência 2018 que será realizado no Estado de Pernambuco na próxima semana”, afirmou.
O Encontro Nacional de Tabeliães de Protesto de Títulos e Documentos de Dívida será realizado pelo Instituto de Protesto de Títulos do Brasil, Seção Pernambuco (IETB-PE) e pelo Instituto de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB-BR), entre a próximas quarta (19) e sexta-feira (21), no Sheraton Reserva do Paiva Hotel & Convention Center, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana de Recife.
Dupla comemoração
Na ocasião, serão comemorados os 30 anos de criação do Instituto de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB-BR) e, simultaneamente, os 15 anos da Seção de Pernambuco. A vasta programação, que prevê palestras com assuntos dos mais variados e atuais temas possíveis que oportunizarão atualização de conhecimento e compartilhamento de ideias, bem como as inscrições, podem ser conferidas através site www.convergenciape2018.com.br.

João Pessoa sedia I Encontro de Gestores dos Institutos de Protesto do Nordeste

A cidade de João Pessoa sedia nesta quinta-feira (13) o I Encontro de Gestores dos Institutos de Protesto do Nordeste, no auditório do Hotel Manaíra, no bairro do mesmo nome, sobre os temas Gestão, Planejamento Estratégico e Inovação.

Durante o evento, promovido pelos Institutos de Protesto dos Estados da Paraíba, Pernambuco e Bahia, com apoio da Virtus Sistemas, serão discutidos o avanço do protesto de títulos, com ênfase na recuperação de crédito, com destaque regional, bem como as oportunidades provenientes das ações de planejamento.

A programação prevê para após a abertura, às 9h15, uma análise do cenário nacional do IETPB e em seguida, discussões e apresentações sobre o presente e futuro do Diferimento/postecipação na Paraíba e Região Nordeste. À tarde os participantes discutirão e farão apresentações sobre Gestão, planejamento estratégico e Inovação.

Sobre o IEPTB

O Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB), que é presidido pelo tabelião Léo Almada, é a entidade de classe representante dos Cartórios de Protestos do Brasil que tem por finalidade efetuar pesquisas, estudos e desenvolver aprimoramentos para a atividade do protesto, com o intuito de melhor atender o público usuário.

Fonte: pbemdestaque.com.br