O Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Estado da Paraíba – IEPTB-PB, é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que congrega todos os cartórios de protesto do estado, sendo a única entidade representativa dos tabeliães de protesto da Paraíba, tendo como finalidade fomentar, estimular e aperfeiçoar a utilização do Protesto Extrajudicial como ferramenta de cobrança, buscando a recuperação de créditos inadimplidos, tornando o Protesto uma opção irrecusável de combate a inadimplência no mercado.
O protesto é um procedimento legal que auxilia credores, de forma simples e prática, a recuperarem créditos e receberem suas dívidas. Além de provar a inadimplência do devedor.
Qualquer título – como cheques, notas promissórias, duplicatas, sentenças judiciais, encargos condominiais, honorários advocatícios, contratos de aluguéis, contratos de prestação de serviços – pode ser protestado.
Em todos os municípios, existe um cartório onde você pode utilizar o protesto.
Mais de 60% dos títulos e documentos de dívida enviados a protesto são solucionados em até três dias úteis.
O protesto extrajudicial evita os altos custos de um processo na esfera judicial, poupando tempo de ambas as partes na ação e auxiliando na diminuição das ações no judiciário.
Os Cartórios de Protesto não realizam intimação por e-mail ou telefone. A intimação sempre é feita por meio postal ou por entregador contratado pelos Tabelionatos de Protesto. E o pagamento é feito por meio de boleto, constante já na intimação, ou no próprio Tabelionato de Protesto.
O devedor quita seu débito e o credor recebe o montante em até 24 horas após o pagamento. Se após os 3 dias úteis o devedor não realizar o pagamento, ele será protestado e terá seus dados inseridos na Consulta Gratuita do Instituto de Protesto e nos órgãos de proteção ao crédito, até que o protesto seja cancelado.
Antes do protesto ser lavrado, e o credor pode solicitar a retirada do título do cartório. Isto normalmente ocorre quando as partes entram em um acordo. Futuramente, o credor poderá levar o título a protesto novamente.
Antes do protesto ser lavrado, o devedor, caso consiga uma liminar em um processo judicial, pode paralisar o procedimento até decisão final do juízo.
Qualquer pessoa pode pesquisar títulos protestados pelos cartórios do Brasil de forma rápida, segura e gratuita no protestoparaiba.com.br.